Fazendas
.
Publicado em 12/09/2018 19:30 - Atualizado em 09/10/2018 15:13
Fazenda Almada
A fazenda oferece uma área de projeto para a observação científica do Mico Leão da Cara Dourada, que se tornou extremamente raro. Existe uma variedade de flora e fauna maior do que na mais famosa floresta amazônica.A Fazenda Almada situa-se na área da Mata Atlântica, segunda maior região de floresta tropical do Brasil ao lado da Amazônia, onde a floresta foi preservada em grande parte devido à cultura natural de cultivo do cacau. Ela existe desde 1855 com direção da mesma família.
A fazenda Almada hospeda e alimenta o visitante em uma casa do ano de 1889 com móveis e objetos preservados. Tem como atrativo o passeio na trilha da Cabruca (um modelo sustentável de agricultura tropical) e realiza o passeio de barco até a Lagoa Encantada.
O turista fica hospedado em local arejado, se alimenta de uma comida típica da região, pode passear de cavalo, caminhar nas trilhas e conhecer a nascente de água na fazenda.
A Fazenda Almada proporciona paz e privacidade. Tem produção de cacau de alta qualidade orgânica e plantio de árvores.
Fazenda Contendas
Em um local paradisíaco, a Fazenda Contendas tem vários espaços dispersos em ambiente bastante agradável.
Por suas trilhas pode se notar a presença de animais, pássaros, lindas paisagens e a muitos outros encantos. Tem passeio de cavalo pela fazenda e a prática de pesca no rio. O passeio de barco é uma atração à parte.
A Fazenda Contendas e o Bar e Restaurante Netos da Gabriela são privilegiados por estar cercados por uma natureza exuberante. Possui Mata Nativa com animais silvestres, plantação de cacau e flores tropicais.
No bar e restaurante da fazenda, você pode deliciar uma saborosa alimentação com pratos típicos da região, moquecas diversas, tira gosto de diferentes sabores e bebidas diversas, com atendimento especial em um local arejado e com lindas paisagens.
A família ilheense, Maron, possuidora da linda fazenda (Contendas) à margem do Rio Santana e em frente à igreja de Nossa Senhora de Santana, tem o intuito de oferecer acomodações descentes aos turistas e mesmo aos filhos da terra com qualidade em lazer e serviços.
Fazenda Yrerê
A Fazenda Yrerê está localizada as margens do Rio Cachoeira a sombra da Mata Atlântica do Sul da Bahia.
Parte antiga da sesmaria (sistemas que o rei de Portugal doava as terras em troca de plantios) foi doada pela coroa portuguesa á família de alemãs no ano de 1814.
Além da produção de Cacau, trabalha também com turismo rural, fabricação artesanal de móveis rústicos, flores tropicais, artesanato decorativo, patchwork e produz um chocolate de alta qualidade que tem por nome: “Chocolates Yrerê”.
A Yreré busca oferecer aos visitantes uma experiência única, provocando e estimulando seus sentidos, através da visão, paladar, olfato e audição em uma viagem diferente, uma experiência que vale para a vida.
O passeio na trilha da caipora leva os turistas até a roça de cacau. São belas paisagens, flores e plantas lindas, guiados por trabalhadores rurais da própria fazenda, e ciceroniano pelo casal Dadá e Gerson Marques. A visita na fazenda e trilha dura aproximadamente duas horas.
Na fazenda o visitante pode degustar uma tradicional culinária tipicamente rural e regional, ao som dos sabiás e de canários da terra. Pode se apreciar lindas pinturas e belos arranjos.
A visita a Yreré é um mergulho na historia do cacau, uma viagem as origens do Brasil. É um desfrute das belezas e culinária do sul da Bahia.
Fazenda Primavera
A Fazenda Primavera é um caso típico de realidade que inspirou a ficção. O proprietário Virgílio Amorim abriu as porteiras para os turistas depois que a vassoura-de-bruxa quase acabou com a principal fonte de renda da região na década de 80.
No pequeno museu da sede, documentos, móveis antigos, fotos e objetos contam a história da família misturada com a saga do cacau. Tem a credencial do órgão que regulamenta os museus do Brasil e consta no Guia de Museus Brasileiros. Já é um museu registrado.
Esta fazenda conta com sete gerações com o mesmo tipo de cultura o que é muito raro ou não existe no Brasil.
As terras chegaram às mãos dos Amorim Portugueses e dos Berberth em 1816 ainda como uma sesmaria (sistema em que o rei de Portugal doava as terras em troca do plantio).
No começo do século XX, a Primavera já era uma das maiores produtoras da Bahia. O avô de Virgílio trouxe o primeiro telefone da região e ajudou a construir a estrada entre Ilhéus e Itabuna e era um dos típicos coronéis do cacau que viraram personagem de livro e novela.
A Fazenda Primavera foi um dos cenários da novela Renascer da Rede Globo que foi ao ar em 1993. Quem viu lembra-se da barcaça, este terreiro suspenso com teto móvel onde os grãos do cacau são secos após a fermentação.
Hoje além do Turismo Rural, a fazenda tem plantação de seringueira, pupunha, açaí, e lindas plantas ornamentais. Dá prá ver quase tudo a pé ou num passeio emocionante em charrete.
O próprio Virgílio acompanha os visitantes na visita à fazenda. Enquanto mostra todo o processo de produção do cacau, ele dá uma aula sobre a história da região.
Um lanche com doces e sucos regionais (inclusive de cacau) é servido após a visita. Você pode comprar também os chocolates artesanais produzidos na fazenda.
O visitante pode conhecer o ciclo do cacau, desde a plantação aos processos realizados após a colheita.
Fazenda Provisão
Com uma área privilegiada e abundante em recursos naturais, a Fazenda Provisão está localizada às margens do rio Almada, aberta a todos aqueles que desejam ter uma experiência diferenciada junto à natureza, à história da região, à cultura cacaueira, num ambiente aconchegante com cheiro, gosto e clima típicos uma fazenda tradicional.
A história começa no ano de 1818 quando foi concedida ao suíço Sr. Henri Borel a posse de uma área de terras incultas, medindo “uma légua em quadra”, bordejando o Rio Almada a qual ele deu o nome de Sesmaria do Engenho do Castelo Novo.
Em 1885, o Coronel Domingos Adami de Sá, em partilha de herança, assume o seu quinhão composto por terras produtivas de cacau e terras incultas pertencentes a esta Sesmaria, dando-lhe mais tarde o nome de Fazenda Provisão. Foi então o seu primeiro proprietário e, atualmente, a fazenda está em mãos da 4ª geração dos seus descendentes.
A Fazenda Provisão possui um conjunto arquitetônico que compreende a capela construída no inicio do século XX, contendo objetos de arte sacra datados do tempo do Coronel Domingos Adami de Sá; a Case Sede e seu anexo, construídos em estilo colonial nos meados dos anos 70, com o seu interior decorado com móveis e utensílios da época do Coronel e as instalações relacionadas ao processo de beneficiamento do cacau.
A Fazenda Provisão oferece aos seus visitantes inúmeras opções de passeio, sempre acompanhados de guias nativos que contarão, de forma simples e especial, a história de cada um dos locais visitados, tais como:
Visita a uma roça produtiva de cacau para conhecer as várias etapas da colha e quebra dos frutos, passando à praça de beneficiamento do cacau composta de casa de coxo para fermentação das amêndoas, estufa e barcaças para secagem das mesmas. Conhecer esse processo é conhecer como nasce o bom chocolate!
Visita à Mata Atlântica, através de trilhas, entrando em contato com a sua flora e fauna, absolutamente preservadas.
Visita ao conjunto arquitetônico da fazenda (capela, Casa Sede e anexo). Para aqueles que desejam usufruir de um atendimento caloroso e da culinária simples e saborosa, oferecemos a possibilidade de se hospedar na casa anexa à sede.
por .