Sobre Ilhéus
.
Publicado em 12/09/2018 21:53 - Atualizado em 09/10/2018 15:26
SOBRE ILHÉUS
O município de Ilhéus foi fundado em 1535 e nunca teve grande vulto nacional até se firmar como maior produtor mundial de cacau no início do século XX. Nesse período ocorreram importantes mudanças demográficas, culturais e espaciais, decorrentes da consolidação e expansão dessa monocultura.
A construção de um porto marítimo em Ilhéus, por volta dos anos 1920, permitiu o estabelecimento de fortes ligações com países europeus e essa relação passou a influenciar o comportamento social e a arquitetura local da época. Começam a surgir neste período, em decorrência de um intenso processo de modernização urbana, suntuosas mansões e grandes prédios públicos e privados que ainda hoje atraem a atenção de residentes e turistas.
Muitas dessas construções são apontadas hoje como patrimônio histórico de Ilhéus. Por muitas décadas o cacau trouxe riqueza, luxo e prestígio para a região. No entanto, a partir da década de 1980, uma série de fatores provocou uma profunda crise na produção e abalou a economia de toda região produtora. Entre esses fatores destacamos a proliferação do fungo vulgarmente conhecido como “a praga Vassoura de Bruxa” que devastou os cacaueiros.
A crise econômica que se instaurou após a decadência dessa monocultura provocou a falência de muitos produtores e a miséria de grande parcela da população historicamente empregada nas fazendas dedicadas à produção do cacau. Diante desta crise regional o poder público municipal se viu obrigado a estimular outras atividades, visando recuperar sua economia, e passou a investir em setores que até então não passavam de meros coadjuvantes do cacau.
O turismo foi uma das atividades escolhidas para promover a recuperação econômica de Ilhéus. Além dos diversificados atrativos naturais e históricos, a existência de um porto internacional e de um aeroporto garantiu a facilidade de acesso ao município. Além das ações de recuperação econômica empreendidas pelo poder público municipal, outro elemento importante para a compreensão do turismo em Ilhéus está ligado à ampla divulgação das obras do escritor Jorge Amado. Os romances, de alcance internacional, ambientados no município, atraem hoje a atenção e a curiosidade de muitos turistas. Nesse contexto, observa-se que o poder público vem tentando estruturar e expandir a atividade turística em Ilhéus e identifica-se a forte influência das obras de Jorge Amado na orientação das ações públicas de constituição e preservação do patrimônio histórico local e nas ações de fomento ao turismo no município.
por .