Agentes de Combate às Endemias realizam força-tarefa para acessar imóveis fechados em Ilhéus
Ação busca reduzir os altos índices de infestação do Aedes aegypti e reforça a importância do acesso dos agentes a imóveis fechados para proteger a saúde pública
Publicado em 25/04/2025 17:22 - Atualizado em 25/04/2025 18:50
Neste sábado, dia 26, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma força-tarefa com os agentes de combate às endemias para intensificar as ações de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de permitir o acesso dos agentes aos imóveis, especialmente aqueles que permanecem fechados durante as visitas de rotina.
Segundo o coordenador de campo de combate às endemias, Roberto Almeida, atualmente Ilhéus possui cerca de 26 mil imóveis pendentes, ou seja, fechados ou com acesso negado aos agentes. “Pedimos à população que colabore com o nosso trabalho. Todos os agentes estarão devidamente uniformizados, com crachá de identificação e a bolsa da dengue. É fundamental que a comunidade compreenda que nossa atuação não se resume a um dia específico, como o sábado. Precisamos de acesso durante todo o ano para garantir um trabalho eficaz e proteger a saúde pública”, destacou.
A força-tarefa acontecerá em todos os bairros do município, com foco especial nas localidades com maior índice de infestação predial, como Morada do Porto e Sol e Mar. “Vamos intensificar as visitas nos imóveis fechados e conscientizar porteiros e síndicos que ainda resistem em liberar a entrada dos nossos agentes”, explicou Roberto.
Atualmente, o município de Ilhéus apresenta um índice de infestação de 2,8%, número muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que considera aceitável um índice inferior a 1%. De 1% a 3,9% já é considerado estado de alerta, e acima de 4%, estado de risco — situação na qual o município já se encontra.
A secretária de Saúde, Sonilda Mello, reforçou o apoio da gestão municipal à iniciativa. “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está tomando todas as medidas preventivas para evitar que Ilhéus enfrente uma epidemia como já ocorre em outros municípios. Precisamos da colaboração de todos os moradores. O mosquito da dengue é sociável e circula entre as casas, então, o combate precisa ser coletivo”, alertou.
A Secretaria de Saúde reforça que o trabalho dos agentes é seguro, preventivo e essencial. Basta reservar alguns minutos para permitir a inspeção e contribuir com o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode acionar o Disk Dengue: (73) 3234-2040.
Por Cátia Gomes / Ascom Sesau
por sesau