Ilhéus se prepara para Conferência Municipal de Saúde nos dias 25 e 26 de julho
O objetivo do evento é ouvir a população e construir propostas concretas para melhorar os serviços de saúde
Publicado em 11/07/2025 08:59 - Atualizado em 11/07/2025 09:10
Ilhéus se prepara para realizar, nos dias 25 e 26 de julho, a Conferência Municipal de Saúde, um evento fundamental para discutir e definir as políticas públicas que irão nortear as ações da saúde no município pelos próximos quatro anos. A conferência acontecerá com a participação de representantes do governo, do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da área e, principalmente, da sociedade civil.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jacks Rodrigues, destacou a importância do evento, que será dividido em cinco eixos temáticos com o objetivo de ouvir a população e construir propostas concretas para melhorar os serviços de saúde em Ilhéus.
“Essa conferência é o espaço onde vamos ouvir a sociedade civil organizada e a população em geral para, juntos, construirmos uma política municipal de saúde mais eficiente e que atenda às reais necessidades de quem mais precisa. Teremos cinco eixos de discussão para debater propostas e pensar em melhorias concretas para o nosso sistema de saúde”, afirmou Jacks Rodrigues.
As propostas que surgirem durante a conferência irão compor o novo Plano Municipal de Saúde, um documento que servirá como base para as ações e investimentos da saúde pública na cidade nos próximos anos. Jacks também ressaltou a importância da participação ativa da Secretaria Municipal de Saúde para garantir a viabilidade e a execução das decisões tomadas.
“A Secretaria de Saúde é quem vai executar as propostas que serão levantadas. Por isso, é essencial que esteja presente e engajada nesse processo. A secretária Sonilda conhece de perto a realidade da saúde, é servidora e hoje, como gestora, sabe da importância de discutir e implantar melhorias para o município”, completou o presidente do Conselho.
A Supervisora de Planejamento da Secretaria de Saúde de Ilhéus, Jeane Oliveira, também reforçou o papel da conferência como espaço democrático e participativo. Segundo ela, o evento será determinante para a definição de diretrizes e metas prioritárias que nortearão as políticas públicas na área.
“Essa conferência é um momento muito importante, porque é quando elaboramos as diretrizes e metas que vão nortear o trabalho da saúde no município pelos próximos quatro anos. É um espaço democrático, com a participação do Conselho Municipal de Saúde, dos profissionais da área e, principalmente, dos usuários do sistema. Juntos, vamos definir prioridades e construir, de forma coletiva, o que é fundamental para fortalecer a saúde pública de Ilhéus”, destacou Jeane.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, ressaltou que a conferência é um marco histórico para o município, pois dará voz à população na construção do Plano Municipal de Saúde, garantindo legitimidade às decisões que serão tomadas.
“A conferência é fundamental porque vamos realmente ouvir o que a nossa população necessita no que diz respeito à saúde. Com base nessas demandas, vamos elaborar a Política Municipal de Saúde, que terá a legitimidade da participação popular e do controle social, representado pelo Conselho Municipal de Saúde, que reúne representantes da sociedade civil organizada”, afirmou Sonilda.
A gestão municipal, liderada pelo prefeito Valderico Junior e pela vice-prefeita Wanessa Gedeon, apoia a realização da conferência e reforça o compromisso com uma saúde pública mais humanizada, acessível e eficiente para toda a população de Ilhéus.
por ASCOM SESAU