Mutirão de combate ao Aedes aegypti mobiliza bairros de Ilhéus
Reforçando a importância da prevenção
Publicado em 11/07/2025 18:12
Nesta sexta-feira (11), as equipes de Supervisores Gerais, de Campo e de Monitoramento (PE) do combate às endemias de Ilhéus realizaram mais uma ação nos bairros Teotônio Vilela, Santo Antônio de Pádua e na Avenida Esperança. O objetivo do mutirão foi unir forças para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, principalmente no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Mesmo no período de baixa estação, o aumento das chuvas cria condições favoráveis para a proliferação do mosquito, exigindo redobrado cuidado e vigilância da população. Por isso, a participação de todos é essencial para proteger a saúde da cidade.
De acordo com Daiane Santos de Santana, agente de combate às endemias, os mutirões seguem um planejamento estratégico para garantir a eficácia das ações. “Estamos dando continuidade aos bairros que já iniciamos, como o Teotônio Vilela, que é um bairro muito grande, com um número expressivo de imóveis. Para seguirmos para uma nova localidade, precisamos primeiro concluir totalmente o trabalho no bairro em que começamos. Assim como fizemos no Santo Antônio Pádua e na Barra, hoje estamos finalizando também na Avenida Esperança. Cada mutirão é planejado para que possamos concluir as atividades em cada localidade antes de partir para a próxima”, explicou.
Daiane também destacou que, além do trabalho diário das equipes de campo, a colaboração da comunidade é imprescindível para vencer o mosquito. “Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas, escondidos em locais como debaixo da cama, atrás de móveis ou em recipientes com água parada. Por isso, além das visitas domiciliares, a gente pede que cada morador dedique de 10 a 15 minutos do seu dia para fazer aquela checagem básica, eliminando possíveis criadouros. O mosquito pode ser pequeno, mas causa um estrago muito grande na saúde das pessoas. Estamos fazendo nossa parte todos os dias, e precisamos que cada um também faça a sua”, ressaltou.
A Prefeitura de Ilhéus reforça que a luta contra o Aedes aegypti é um dever coletivo e que denúncias de focos do mosquito podem ser feitas pelo Disque Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone (73) 3234-2040. As equipes de combate se comprometem a realizar a inspeção em até 48 horas após o chamado.
Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU
por ASCOM SESAU